Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/18 às 10h13 - Atualizado em 25/05/20 às 10h33

De onde vem?

O PROGRAMA DE COLETA E DOAÇÃO DE ALIMENTOS ESTÁ APOIADO EM 3 EIXOS:

 

EIXO DESPERDÍCIO ZERO
Dentro da Ceasa, nas feiras e no campo, alimentos fora do padrão de comercialização, muito maduros ou levemente danificados são geralmente descartados, o que representa grande desperdício. Para mitigar esse processo, o Banco de Alimentos de Brasília recolhe, seleciona e dá uma destinação digna a esses alimentos distribuindo para Instituições que atendem pessoas carentes.
Podem fazer doações: agricultores, empresários que comercializam na Ceasa ou outras férias do DF, bem como retiramos também no campo, na propriedade do doador.

 

EIXO AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS
O Governo Federal por meio do Ministério da Cidadania ou da CONAB, e o Governo do Distrito Federal disponibilizam recursos financeiros para a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a EMATER realizarem as compras dos alimentos da agricultura familiar e doar ao Banco de Alimentos. Esse, por sua vez, faz a logística de recebimento e distribuição dos alimentos às Instituições cadastradas e monitoradas.

 

EIXO DOAÇÃO SOLIDÁRIA
Empresas privadas, órgãos públicos federais e distritais realizam eventos e campanhas com arrecadação de alimentos diversos e doam ao Banco de Alimentos que fica responsável por toda logística de recebimento, classificação e distribuição dos alimentos arrecadados para as Instituições sócio assistenciais cadastradas e monitoradas.

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br