23/11/20 às 16h13 - Atualizado em 23/11/20 às 16h13

Presidente da Ceasa recebe prefeita eleita em Tocantins

Hoje (23), o presidente da Ceasa-DF, Sebastião Márcio, recebeu no Banco de Alimentos a prefeita eleita de Gurupi (TO), Josi Nunes, a visita técnica teve por objetivo conhecer a estrutura e o funcionamento do Banco de Alimentos da Ceasa.

O município recebeu cinco milhões de emenda parlamentar do Senador pelo Estado do Tocantins, Eduardo Gomes (MDB) para a ampliação da Ceasa de Gurupi e construção de mais dois galpões de comercialização.

Josi Nunes veio à Brasília buscar elementos para a implantação de uma unidade de Banco de Alimentos para a cidade de Gurupi (TO), “estamos aqui para buscar conhecimento para que possamos implementar projetos importantes para a Ceasa de Gurupi”, diz Josi Nunes.

A diretora de Segurança Alimentar da CEASA-DF, Lidiane Pires, fez a apresentação do Banco de Alimentos e disponibilizou números da prestação de contas, apresentou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa de Aquisição de Produção da Agricultura (PAPA-DF), que são programas que viabilizam a compra de alimentos e produtos de agricultores pelos governos Federal e Distrital.

Foram mencionadas as parcerias do Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria de Agricultura, as parcerias com a Emater-DF e também, com o Governo Federal por meio da CONAB.

O Superintendente da CONAB, Rafael Bueno, destaca a parceria com o Banco de Alimentos no programa do PAA, segundo ele “é a garantia de que o alimento adquirido por meio do Governo Federal e doado ao Banco vai realmente chegar às pessoas que necessitam, principalmente nesse momento de pandemia, que estão encontrando dificuldades e restrições para a garantia da segurança alimentar nutricional. Visitas como a de hoje, da prefeita eleita de Gurupi (TO), no intuito de montar um Banco de Alimentos na Ceasa do município, é de grande valia e de grande iniciativa, uma vez que, produtores familiares, pessoas necessitadas e instituições sócio assistenciais serão atendidas com esse benefício”, ressalta Bueno.

“Durante a pandemia se aprofundou o número de pessoas em insegurança alimentar, se não fosse essa estrutura bem montada para assistir o produtor e escoar a produção, os produtores não teriam o que fazer com suas colheitas”, enfatiza a diretora do Banco de Alimentos.

O presidente da CEASA-DF, Sebastião Márcio, comentou também a importância da prestação de contas, “aqui na CEASA-DF, a prestação de contas é transparente, todo mês é publicada no site da empresa para conferência dos órgãos do Governo do Distrito Federal e também a sociedade civil”, diz Márcio. Esse foi um item bastante debatido na reunião pela relevância do assunto.

O presidente ressaltou também a importância do Banco de Alimentos como equipamento público de segurança alimentar e nutricional, assistindo pessoas em vulnerabilidade mesmo na pandemia, “a Ceasa do Distrito Federal não parou nem mesmo na pandemia, pelo contrário, com as parcerias arrecadamos e distribuímos aproximadamente 85 mil cestas verdes e acabamos de cadastrar mais 19 instituições sociais por meio de uma Chamada Pública editada em parceria com a Secretaria de Agricultura”, acrescenta Márcio.

Estiveram presentes na visita o presidente da CEASA-DF, Sebastião Márcio, a prefeita eleita de Gurupi (TO), Josi Nunes, a diretora de Segurança Alimentar da CEASA-DF, Lidiane Pires, o Superintendente Regional da Conab, Rafael Bueno, o Chefe assessoria parlamentar da Conab, Lucas Lemes, a Assessora Parlamentar da Conab, Cláudia Fortaleza e os Assessores de Orçamento do Senador Eduardo Gomes, Mauro Soares e Léo Correia.