23/01/20 às 10h44 - Atualizado em 24/01/20 às 9h06

1 ª CARAVANA DAS MULHERES DO AGRO

Realizou-se nessa terça-feira, dia 21/02/2020, a 1 ª CARAVANA DAS MULHERES DO AGRO, envolvendo a região de Brasília-DF e Região do Entorno do DF – RIDE/DF. O Evento contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, dentre elas, diversas autoridades representantes de entidades públicas e privadas. A Caravana aconteceu no PA Santa Helena, localizado no município de Padre Bernardo, escolhido devido à grande demanda apresentada pelas mulheres daquela região, composta principalmente por pequenas produtoras familiares.

Por se tratar de uma região atendida pela ASPHOR – Associação dos produtores de Hortaliças do DF e Entorno, que possui muitos associados nesse município, a Presidente da ASPHOR/SINDFHORT e que também preside o Núcleo de mulheres do Agro da FAPE-DF, Sandra Vitoriano, escolheu este município para a realização da 1 ª CARAVANA DAS MULHERES DO AGRO. Na região existe uma grande carência de recursos ligados a infraestrutura produtiva e de políticas publicas voltadas as atividades agropecuárias, principalmente àquelas que atingem as mulheres e suas famílias rurais.

No decorrer do evento foram abordados aspectos sobre a importância do associativismo e da necessidade da atuação de entidades representativas dos produtores rurais na busca de soluções que permitam a melhora nas condições produtivas e de qualidade de vida para a população rural. Nesse sentido, Núcleo de Mulheres do Agro vem agrega-se a esse rol de entidades, sendo que este Núcleo esta origina-se no Sistema CNA/SENAR, por meio da Federação de Agricultura e Pecuária do DF/ FAPE-DF, atuando em consonância com a Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás- FAEG, responsável pela representação do produtor rural na região de Goiás.
Este Movimento visa promover as mulheres do Agro como símbolo maior da luta das pessoas ligadas ao setor agropecuário e do agronegocio, visando sempre obter melhores condições produtivas e na qualidade de vida da família rural”.

O evento contou com a participação das seguintes instituições, representadas por seus respectivos gestores e técnicos: ASPHOR/SINDFHORT, APROVE, FAPE-DF/FAEG /SENAR, CONAB, INCRA, EMATER-DF, CEASA-DF, PMGO, JORNAL TRIBUNA RURAL, Secretaria das Mulheres do DF, represente do Senador Izalci Lucas, Vereadora de Padre Bernardo – Tatiane Gomes, Secretaria de Agricultura de Padre Bernardo, Secretaria de Meio Ambiente de Padre Bernardo, Associação dos Produtores do PA Sta. Helena, Assoc. de Agricultura Familiar de Padre Bernardo, Assoc. dos Carregadores do CEASA-DF, Assoc. dos Prod. Rurais do Córrego do Cristal-DF e Empresa CONECT de Soluções Tecnológicas. Logo após foi servido um café colonial bem diversificado, com produtos locais, oferecido pelas mulheres produtoras do PA Sta. Helena com apoio do SENAR, ASPHOR/SINDFHORT e APROVE.

A CEASA/DF, representada pelo Técnico em Comercialização, Thiago Almeida e em suas palavras, “Temos um desafio grande de atendar mais produtores e produtoras e mesmo com a nossa limitação de espaço estamos em busca desse objetivo”.

Pode-se afirmar que o evento foi um grande sucesso, visto que, já no dia seguinte a Coordenação do NÚCLEO DE MULHERES DO AGRO foi procurado por produtoras e lideranças locais relatando que algumas das demandas já começavam a ser atendidas pela prefeitura local, fato comemorado com muita satisfação pelos produtores da região visitada.