Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/09/21 às 9h26 - Atualizado em 14/09/21 às 9h43

Expoabra 2021 digital retoma eventos agropecuários no DF

 

 

Com uma programação extensa, a nova edição que começou nessa segunda-feira (13/9), no Parque Granja do Torto (PGT), com o objetivo de promover a importância econômica e social do setor agropecuário do Distrito Federal.

 

Com o tema “Conexão, transformação e inovação”, a exposição irá até o dia 18 de setembro, e vai contar com feiras de produtos orgânicos e não orgânicos da região, mercado de flores, debates de temas de interesse do setor agropecuário, palestras técnicas e provas de cavalos. A programação traz ainda a Semana de Orgânicos do Distrito Federal e o Seminário da Rota da Fruticultura.

 

Durante a cerimônia de abertura, o presidente da Ceasa-DF, Sebastião Marcio, lembrou que o retorno das atividades ao Parque Granja do Torto era algo esperado com muita ansiedade por todo setor agropecuário do DF. “E nada melhor que a Expoabra para marcar este momento. E a Ceasa-DF não poderia ficar de fora, tanto que participaremos em duas palestras. Uma sobre o desafio de manter o abastecimento de alimentos durante o primeiro ano da pandemia de Covid 19; e outra sobre a gestão de resíduos e sustentabilidade na empresa”, disse.

 

Sebastião Marcio destacou que quer ver o PGT, em breve, com sua capacidade máxima e dinamismo; com bons debates e ótimos negócios. Isso porque o acesso do público está limitado a 30% da capacidade, em razão dos cuidados impostos pela pandemia.

 

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, destacou que o Governo do Distrito Federal está trabalhando em diversas pautas em prol do desenvolvimento do setor agropecuário. Ele fez questão de ressaltar o trabalho realizado na regularização fundiária e afirmou que, ainda no Governo Ibaneis Rocha, o DF terá suas terras regularizadas. “Paz social no campo é um título de propriedade da terra”, enfatizou.

 

Para a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, esta é uma oportunidade de falar e demonstrar questões tecnológicas interessantes e que servirão como incentivo para o agricultor local. “É uma fonte de aprendizado e inspiração para o pequeno produtor, além de oportunidade de negócio. Não temos dúvidas de que eles serão os maiores beneficiados”, afirmou Denise, que esteve acompanhada da diretora-executiva da empresa, Loiselene Trindade.

 

“A Expoabra tem a missão de festejar a qualidade técnica e a importância econômica do setor, e a programação técnica foi pensada sob esse aspecto”, afirmou o presidente do PGT, Eugenio Farias.

 

Participaram da solenidade de abertura oficial, entre outras autoridades, o superintendente da Conab, Rafael Bueno, o superintendente Federal de Agricultura, William Barbosa, o deputado distrital e presidente da Frente Parlamentar da Agricultura, Roosevelt Vilela, o presidente da OCDF, Remy Gorga, o chefe-geral da Embrapa Cerrados, Sebastião Pedro Neto, o presidente da Fape-DF, Fernando Cezar Ribeiro, o superintendente do Sebrae DF, Valdir Oliveira, e o secretário-executivo da Seagri, Luciano Mendes.

Centrais de Abastecimento do Distrito Federal - Governo do Distrito Federal

Sia Trecho 10 Lote 5 - CEP: 71.200-100 Telefone: (61) 3363-1203 | E-mail ceasa@ceasa.df.gov.br